Club do
Recife

“Momentos Inesquecíveis de Sua Vida” – com o Companheiro Horácio Mendonça

Postado em: 26 de Fevereiro de 2024 por Rotary Club do Recife

“Momentos Inesquecíveis de Sua Vida” – com o Companheiro Horácio Mendonça

Na reunião realizada em 22 de fevereiro, nosso estimado companheiro Horácio Mendonça compartilhou conosco momentos marcantes de sua vida. Foi uma oportunidade especial para conhecermos mais sobre suas experiências e vivências. Seus relatos certamente nos deixaram com uma perspectiva enriquecedora e reforçaram a importância de compartilhar experiências pessoais.

 

Amigos, vejam o sentimento de vida de dois mestres da música popular brasileira.

Adoniram Barbosa, na música que, juntamente com “Asa Branca”, de Zé Dantas, contém os considerados mais belos versos do cancioneiro popular: “Tu pisavas nos astros, distraída”, e “Quando o verde de teus olhos se espelhar na plantação”. Gonzaguinha, que nos deixou cedo, como uma das mais belas e inteligentes canções.

Aproveitei muito minha infância e adolescência em Goiana. Quando a garotada tinha segurança para andar na rua, correr em patinetes de rolimã, jogar bola de gude, pião, espeto e pingue-pongue, sem falar nas intermináveis partidas de xadrez, dama e dominó!  De bicicleta, circulávamos por toda cidade, procurando o melhor local para uma pelada.

Ir ao cinema com frequência, ver filmes de gangsters americanos, em preto e branco, durante a semana e os cinemascopes coloridos de sexta a domingo: Carlos Magno, Os Dez Mandamentos, Bem Hur....

O amor ao estudo e leitura, o desempenho escolar, a certeza de ser advogado, sempre foram linha mestra de meu caminho.

A preensão de caipira, vindo do interior para saudoso Colégio Nóbrega, aos 15 anos. Preocupação de enfrentar muitos feras da capital e acabar sendo o primeiro de turma, como era em Goiana. Amizades escolares que  perpetuam até hoje, alguns, já no plano superior.

Aprovação no TOP FIVE do vestibular da centenária Faculdade de Direito do 13 de Maio

Bancário por um ano e meio, essa era a grande escola profissional de minha época. Previdenciário, por concurso público, ali fiquei apenas mais um ano e meio.

Professor e estagiário de Direito, que era o meu foco, fui me tornando advogado de usinas de açúcar, levando para o sindicato patronal como advogado e secretário executivo, meu ideal de profissão havia chegado! 

Associado, fundador do Rotary Club de Paulista, em sequência, associado de Olindão, eis-me aqui e agora, me atrevendo a assumir a Presidência do Recifão na condução dos destinos deste clube nonagenário, mas jovem e forte como nunca!

Como temperamento e visão sempre procurei cultivar amizades, como a de todos vocês, que enriquecem minha vida e de, com vocês, conviver nas reuniões semanais e nos eventos rotários.

Amigo, como os Amigos do Peito, companheiros de 15 viagens internacionais, com minha inseparável Myriam, organizando roteiros maravilhosas e fazendo as coisas acontecerem!

Amigos, como os que fiz ao longo da carreira profissional, que me prestigiam com a confiança na minha pessoa e no meu trabalho. Onde se destacam os relacionamentos mais longevos, como os da Usina Olho D’Água, Sindicato da Indústria do Açúcar, Famílias Brennand e Cimento Nacional.

Amigos, como os colegas da Diretoria Jurídica da Brennand Cimentos, hoje Cimento Nacional, e colaboradores externos desta área.

Momentos inesquecíveis também são as comendas recebidas do Tribunal Regional do Trabalho, do Tribunal de Justiça de Pernambuco e da Academia Brasileira de Letras, Ciências e Artes, evidenciando o apreço que consigo gerar com minha atuação profissional.

Inesquecíveis também foram as comemorações de meus 50 anos de formatura, nos idos de 2022.

Também as homenagens inesquecíveis que recebi quando de minha recente aposentadoria dos cargos formais na Cimento Nacional, fruto de corações generosos.

Momentos Inesquecíveis me proporcionam um casamento de 47 anos com Myriam Ignez; meu casal de filhos, Daniela e João Ricardo e meus três netos, todos razões importantes de meu viver.

E o apoio que tenho recebido deles, apesar das ausências a trabalho, das eventuais implicâncias e da péssima mania de querer que sejam iguais a nós.

Momentos inesquecíveis me foram proporcionados pela fé em Deus, que me fortaleceu em momentos de grandes dificuldades dos quais, como se diz em bom nordestino, saí vivo para contar a história.

Eu sei, que a vida podia ser bem melhor,

E será!

Mas isto não impede que eu repita:

É bonita, é bonita, é bonita.

Vamos todos aproveitar a vida, amigos, enquanto podemos respirar! Longa vida e alegria de viver a todos!

 

Agradecemos ao Companheiro Horácio Mendonça por sua generosidade em compartilhar esses momentos conosco. Sua contribuição enriqueceu nossa reunião e nos incentivou a refletir sobre nossas próprias jornadas.

Fotos

Reuniões Quintas-Feiras | 12:30
Av. Conselheiro Rosa e Silva,172 Cep: 52020-220