Club do
Recife

Inácio - Homenageado na 55ª Conferencia Distrital

Postado em: 19 de Abril de 2024 por Rotary Club do Recife

Inácio - Homenageado na 55ª Conferencia Distrital

Inácio - Homenageado na 55ª Conferencia Distrital 


Inácio Cavalcanti (de Albuquerque) nasceu no Vale do Ceará Mirim, na cidade do mesmo nome, no ano de 1925, região de economia próspera, graças as pequenas agroindústria canavieira. Onde está uma das praias mais bonitas do Rio Grande do Norte: a Praia de Muriu. Casado com Auristela, também potiguar, da mesma localidade, com quem teve quatros filhos.

Após, o Ensino Fundamental e Médio no Rio Grande do Norte, veio estudar o Curso Superior em medicina, aqui no Recife, quando morou em várias pensões para estudantes dos estados vizinhos, que haviam na cidade. Depois de formado, em médico oftalmologista, tornou se sócio de Altino Ventura, e mais, tornou seu amigo, compadre e companheiro do Rotary Club do Recife. Instituição para qual entrou 5 de novembro de 1953.  Este clube de serviços muito o atraiu. Por causa das três áreas de atuação que lhe chamava atenção: primeiro a valorização do trabalho profissional, incentivando a interação de vários profissionais de áreas diferentes, sempre estimulando uma conduta ética; segundo as prestações de serviços a sociedade, principalmente aos mais carentes e a área internacional que prega a harmonia entre os povos. A premissa do rotariano servir a comunidade através de sua profissão, foi executada na risca por Inácio. Ele foi colaborado, diretor e presidente da Liga Pernambucana de Prevenção da Cegueira e por várias gestões diretor médico do Abrigo Cristo Redentor. E, ainda presidiu a Sociedade Pernambucana de Oftalmologia. 

No RC Recife, foi sempre um companheiro extremamente bem relacionado com os demais associados, com serviços prestados, o que naturalmente fez ser presidente no ano rotário de 1962/1963, quando foi fundado o RC Recife Largo da Paz. Para em seguida, no ano rotário de 1965/1966, ser governador  do distrito, que abrangia os estados da Bahia ao Ceará, depois reduzido ao atual Distrito 4500. Sua atuação como líder rotário regional foi incontestável, principalmente na expansão do quadro associativo, com a criação de vários clubes de Rotary. Daí passou a ter uma participação a nível mundial, sempre representando muito bem o seu clube e o distrito. Fui sucessivas vezes membros de Grupos Consultivos da direção do Rotary Internacional, instrutor de várias Assembleis Internacionais e representante do Presidente do Rotary Internacional em convenções distritais, no Brasil e no exterior. O entusiasmo de Inácio pelo Rotary está bem documentado, no seu livro, de sua autoria: Rotary, ideais e Ações. Todavia o coroamento de sua carreira rotária foi ser pela segunda vezes presidente do seu Clube, no ano rotário de 2000/2001. É importante ressaltar, que em noventa e três anos de existência do RC Recife, só quatros companheiros foram presidentes duas vezes do clube.

Inácio, como escritor, além do livro acima mencionado, escreveu mais quatro obras. Uma sobre a sua cidade natal, Vultos, fatos e saudades, onde fixa para a prosperidade importantes figuras e situações para a história municipal e do estado potiguar. Outro livro, muito interessante é O Itinerante de pensões, romance baseado nas suas memorias de estudante morador do Recife na metade do século XX.  E mais um romance Riacho de Paus. O último livro que eu menciono: Dicas e reflexões, demostra toda a espiritualidade de seu caráter e solidariedade com os outros, digna dos Reinos do Céu, que certamente ele conquistou. Mesmo ter afirmado que ateu. Este é um pouco do Companheiro Inácio Cavalcanti, o patrono da Conferência Distrital, a ser realizada entre os dias 7,8 e de junho próximo, na cidade de Garanhuns.

Luciano Caldas Pereira de Carvalho Jr.

Reuniões Quintas-Feiras | 12:30
Av. Conselheiro Rosa e Silva,172 Cep: 52020-220