Palestra “Pernambuco meu País – 200 anos da Confederação do Equador” – com a Dra. Tereza Duere.
Postado em: 30 de Outubro de 2024 por Rotary Club do Recife
A palestrante iniciou seu discurso com os cumprimentos de estilo e expressando sua gratidão pelo convite para estar presente numa reunião de Rotary.
Discorrendo sobre o tema foram destaques: Uma preocupação relevante a respeito dos grandes marcos de Pernambuco que muitos ainda não conhecem essa rica história do nosso estado. Infelizmente, a grandeza de Pernambuco, muitas vezes, permanece desconhecida pelas novas gerações, incluindo netos e bisnetos de seus ilustres personagens históricos.
A governadora Raquel Lyra tomou a iniciativa de criar uma comissão com a sociedade civil para estudar e divulgar os 200 anos da Confederação do Equador. O objetivo é resgatar esses aspectos importantes da nossa história, incluindo a inclusão do tema como matéria escolar.
A Revolução do Equador, ocorrida entre julho e setembro de 1824, foi um movimento político que buscou implantar uma república federalista, tendo Pernambuco como epicentro, e envolveu também as províncias da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Este movimento representou uma das principais contestações à ordem centralizadora imposta pelo imperador Dom Pedro I, especialmente, após a outorga da primeira Constituição brasileira que, embora liberal, tinha um forte viés centralizador. As discordâncias culminaram na revolta em Pernambuco.
A palestrante enfatizou a importância de figuras como Frei Joaquim do Amor Divino, conhecido como Frei Caneca. Nascido em 1779 na região do Recife. Frei Caneca se destacou como um intelectual e ativista político. Ele fundou o jornal Typhis Pernambuco, que circulou entre 1823 e 1824 e tornou-se um símbolo da luta pela liberdade, sendo considerado o maior mártir da Confederação do Equador após sua execução em 1825.
A palestra sobre a Confederação do Equador foi uma experiência enriquecedora que nos deixou com vontade de nos aprofundar mais no assunto.
Agradecemos a excelsa Dra. Tereza Duere pelo seu empenho excepcional e por nos proporcionar essa palestra tão instigante.
Ao final, vários companheiros, encantados com a apresentação, tiveram a oportunidade de fazer perguntas, enriquecendo ainda mais o debate.






