Comemoração dos 94 anos do Rotary Club do Recife
Postado em: 20 de Maio de 2025 por Rotary Club do Recife
Na nossa reunião do dia 15 de maio, celebramos os 94 anos do Rotary Club do Recife, uma festa que ficará na história. Aproveitamos a ocasião festiva para dar posse a uma nova associada e também para comemorar o Dia das Mães.
O presidente Horácio Mendonça fez um discurso em homenagem a essa importante efeméride.
Em 16 de março de 1931, há 94 anos, o Rotary Clube do Recife teve aprovada pelo Rotary International sua carta constitutiva.
Na realidade, as reuniões do clube se iniciaram no mês de abril daquele ano, no Hotel Central da Rua Manoel Borba, com a presença do americano James Roth, designado pelo RI para a fundação de unidades rotárias no Brasil.
Assim, o clube foi fundado diretamente pelo RI, não sendo afilhado de nenhum clube rotário.
Como se vê, dentro de seis anos estaremos comemorando nosso centenário que será mais um motivo de grande alegria para todos nós e o desafio de fazer um trabalho rotário cada vez melhor!
Ao longo desse tempo, inclusive, o clube colaborou com a expansão do ideal rotário, sendo fundador dos clubes: Rotary Club Bahia, Rotary Club João Pessoa, Rotary Club Patos, Rotary Club Maceió, Rotary Club Olinda, Rotary Club do Recife -Boa Vista, Rotary Club do Recife –Leão do Norte, Rotary Club Satélite do Recife – Criando Pontes, Rotary Club Caruaru, Rotary Club Arcoverde e em parceria com o Rotary Club Olinda, fundamos o Rotary Club Palmares.
Nesse quase um século de existência, o clube esforçou-se, pela atuação de seus associados, a cumprir os objetivos que inspiraram sua criação: a valorização do trabalho, como instrumento da dignidade humana; a promoção da ética, um princípio que não pode ter fim; a geração de boa vontade, companheirismo e amizade entre os associados e as pessoas nele recebidas; e a realização de obras sociais em prol das comunidades que atende.
Ao longo desses anos, pessoas de destaque na sociedade pernambucana participaram de nossos quadros, a exemplo do governador Agamenon Magalhães, associado honorário e benfeitor do clube; governador Carlos de Lima Cavalcanti; Prefeito do Recife Lauro Borba. Deputados estaduais e federais Joaquim de Arruda Falcão e João Cleofas de Oliveira, sendo Cleofas também ministro e Senador da República; o industrial Luis Dias Lins, este também deputado federal em seguidos mandatos; Prefeito Djair Brindeiro, também senador; empresário Murilo Paraíso, deputado estadual e senador; Luiz da Rosa Oiticica, também deputado estadual e secretário municipal; Leal Sampaio, irmão do governador Cid Sampaio, deputado estadual por vários mandados. Ainda em nosso quadro, Roberto Magalhães, ex-governador, Jorge Corte Real e Ricardo Essinger, presidente da Federação das Indústrias, o primeiro também deputado federal; e Carlos Muniz Pacheco, vereador do Recife e secretário municipal.
O clube também contribuiu com cerca de uma vintena de governadores do Distrito 4500, os últimos dos quais Carlos Valle e José Miranda Esteves, além do Diretor do Rotary International José Ubiracy Silva, nosso Bira, unanimidade de competência e simpatia.
Em termo de obras sociais, o clube mantém a Escola Rotary do Alto do Pascoal, com 980 alunos e excelente qualidade de ensino. Ali é praticada, em especial, a máxima latina da “mens sana in corpore sano”, com sua quadra de esportes onde atua um time de futsal que acumula seguidos troféus nos jogos estudantis do Estado e tem atletas já profissionalizados em Estados do Sul do País e no Exterior.
O treinador dessa garotada, inclusive, acaba de participar, como convidado, de um simpósio esportivo em Barcelona, de onde está trazendo novos conhecimentos que enriquecerão seu trabalho.
E nossa banda marcial, com uma sala de troféus, segundo lugar no concurso latino-americano de bandas em São Paulo, convidada para participar do concurso mundial no próximo ano, na Indonésia.
O ônibus ambulatório e sala de pequenas cirurgias, que tem propiciado atendimento oftalmológico a milhares de pessoas, do Recife e do interior, conseguindo para a Fundação Altino Ventura com recursos da Fundação Rotária.
No entanto, a ação social que mais requer tempo, talento e recursos financeiros permanece sendo o Abrigo Cristo Redentor, atualmente mantendo 108 idosos com casa, comida e roupa lavada. A propósito, são 350 kilos diários para os quais despomos de 2 lavadoras de grande porte, uma centrífuga e uma secadora recém-adquirida. A liderança desse gigantesco trabalho, com quase 90 empregados, é do companheiro Manoel Jerônimo, daqui ausente por estar recebendo uma homenagem do Tribunal Regional do Trabalho.
O empenho do Rotary pelo abrigo é tão relevante que um de nossos associados, Antônio Felipe do Rosário, que o presidiu por largo tempo, passou os últimos 10 anos de sua vida ali abrigado.
Assim caminha nosso clube para seu primeiro centenário, fazendo o bem a todos nós e às comunidades que atende.
Com orgulho natural podemos dizer: meu nome é trabalho!
E minha inspiração é A MAGIA DO ROTARY.
COMPANHEIRISMO!
Findo o discurso, a reunião foi finalizada e iniciamos o momento de companheirismo ao som da ótima música do instrumentista Alexandro Sobreira.






