Lançamento do Livro “O Amor no Futuro do Presente”
Postado em: 14 de Outubro de 2025 por Rotary Club do Recife
Em nossa última reunião, no dia 09/10, tivemos o privilégio de prestigiar o lançamento do livro “O Amor no Futuro do Presente”, de autoria do nosso estimado companheiro Franklin Malta.
Foi uma tarde emocionante, repleta de autógrafos, reencontros, reflexões e muita sensibilidade. Com generosidade admirável, toda a renda arrecadada com a venda dos exemplares foi destinada ao Abrigo Cristo Redentor, fortalecendo o compromisso do autor com causas sociais.
O livro, repleto de poesia e sentimento, retrata as nuances do amor, das paixões, das saudades e das memórias vividas — sentimentos atemporais que atravessam juventude e maturidade. Em suas palavras, o autor nos convida a mergulhar em um universo onde o passado, o presente e o futuro se entrelaçam no mesmo sentimento: o amor.
A beleza da obra está em sua profundidade e entrega, na maneira como cada poema captura a essência da alma humana e nos convida a redescobrir emoções que o tempo não apaga.
Ao final, Franklin Malta fez um discurso tocante e cheio de emoção, deixando todos os presentes com o coração aquecido.
DISCURSO
Às vezes a vida nos brinda com situações como esta, repleta de carinho e alegria. Hoje é um desses dias.
Inicialmente na pessoa do companheiro presidente Marcelo Pires, saúda a mesa e na pessoa do presidente do Abrigo Cristo Redentor, Manoel Jerônimo, saúdo todos os presentes, especialmente, a minha esposa Simone Malta.
Como ensinou nosso companheiro Bira, as apresentações e discursos tem que ser breve. Portanto serei o mais breve possível nesta apresentação do meu livro “O Amor no Futuro do Presente”.
Quero registrar, que o livro foi lançado inicialmente na minha cidade natal – Santana do Ipanema, no estado de Alagoas no dia 26 de setembro passado. Cidade considerada a Terra dos Escritores.
Nosso clube não participou deste evento, haja vista a distância e que faríamos o lançamento aqui. Entretanto o Rotary foi representado, através do Rotary Club de Santana do Ipanema, pelo companheiro Dr. José Arrais Onofre, pessoa do qual tenho grande admiração, e com a presença de outros companheiros.
Caros companheiros e amigos, senhoras e senhores, expresso meus agradecimentos a um seleto grupo de pessoas importantes que contribuíram e incentivaram para esse feito: como Silvio Nascimento Melo, escritor santanense, José Malta Neto, escritor, jornalista e proprietário da editora SWA instituto Educacional e Presidente da Academia Santanense de Letras, minha irmã Mary Carvalho Malta, Médica que fez uma sinopse e expressou seu sentimento do livro, Manoel Constantino Filho, jornalista, escritor e poeta santanense, mais que mora aqui em Recife que prefaciou o livro e , por fim, Victor Cesar Desing, que conseguiu Capturar na Capa esse sentimento de amor em todos os tempos e a Plinio Cavalcanti & Cia LTDA pelo apoio.
Obrigada a todos.
Portanto, é com grande honra e satisfação poder, aqui, hoje, no Rotary Club do Recife, compartilhar com todos os companheiros, amigos, convidados especiais como vocês, o lançamento do meu 1º livro de poesia “O Amor no Futuro do Presente”
A vida tem seus segredos que ficam guardados por muito tempo. Neste sentido, escrevi poesias e retratos de cada momento desde a juventude, registrando sentimentos que mesmo o tempo não conseguiu mudar, e me parece atual quando se trata de amor.
Publicar estas poesias, parece desnudar minha vida em momentos que transgrido o inconsciente da juventude. Ultrapassa o tempo, se encanta e tenta transformar do real ao platônico numa busca incansável da paixão.
Assim, deixei Santana do Ipanema, cidade dos amores juvenis, dos amigos e da família, para descobrir um novo mundo na metrópole: a cidade de Recife.
Como diz o poeta santanense Remi Bastos “De ti não levarei rancores, Santana dos meus amores”.
As poesias transitavam pela convivência dos familiares, amigos, universidades e a volta para casa para viver momentos de todo o tipo: tristeza, solidão, alegria e paixões, saudade da minha cidade desde as festas da juventude a carnavais de clube e de rua.
Aprendia, sem grandes pretensões literárias, que vislumbrava algum dia expor as poesias. Portanto, mantive guardado todos os manuscritos que hoje tenho o prazer de oferecer para sua leitura.
Ao desfrutar da leitura, espero que a paixão e o amor transbordem no tempo, ilustrado pela capa que inspira esse desejo da descoberta, de achar nas palavras da poesia um vislumbre do sentimento que habita em cada pessoa, e que o tempo não destrói, mas transforma no desejo de continuar amando.
“O Amor no Futuro do Presente” busca talvez confundir o passado, o presente e o futuro em um sentimento único, que vive em nós, e é, sempre, uma descoberta inexorável do mesmo amor, que se encontra ao seu lado. Neste sentido, amei, amo e no futuro do presente amarei amanhã...
Aos amantes da leitura, espero que descubram ao ler, em algumas das poesias, um significado ou momento inesquecível que o tempo, por algum motivo, deixou saudades.
Um livro de poemas dedicados ao amor.
Uma viagem, de momentos, de deslumbre e fantasia.
De cantar a cidade de Santana no Ipanema, como em um trecho do poema “Santana cidade pequena/no interior do sertão/Santana do Rio Ipanema/ Cidade do meu coração”.
De descobertas de paixões e amores, como cita Manoel Folho:
“E te seguir/porque o amor que eu tenho/é maior que o caminho/que percorri”.
Do amor em todos os tempos, passado, presente e futuro.
Lembro o Companheiro João Orlando Alves, com a poesia “O Tempo”.
E do amor que nunca acaba.
...
Pois bem, o amor tem muitas formas: o amor divino, o amor materno, o amor dos enamorados, o amor paixão, amor da amizade que o tempo não acaba, o amor pelo próximo, o amor do cuidado, e nesse sentido, quero registrar que toda a renda do livro “O Amor no Futuro do Presente” será doada e revertida ao Abrigo Cristo Redentor.
Essa é a forma de amor que quero compartilhar hoje com vocês para ajudar aqueles que precisam. Consagrando a missão rotária deste ano: UNIDOS PARA FAZER O BEM.
Vocês verão, no marcador de páginas, que acompanha o livro, os dados do Abrigo Cristo Redentor.
Por fim, tem uma frase desafiadora, que ouvi a alguns meses, durante encontro aqui, com os companheiros rotarianos, do nosso presidente Horácio Mendonça, que tem tudo haver com esse momento: “Faça o que você nunca fez para poder viver o que você nunca viveu”.
Nesse sentido, hoje estou vivendo um momento especial que nunca vivi, e estou compartilhando com todos vocês o resultado do desafio.
Espero que zostem do livro, que foi feito com muito carinho e amor, para uma grande missão: Ajudar o Abrigo Cristo Redentor
Boa tarde a todos e muito obrigado.
AGRADECIMENTOS
Ao companheiro Franklin Malta, nosso mais profundo agradecimento pela sensibilidade e talento compartilhados. Que sua escrita siga emocionando, inspirando e eternizando sentimentos. Você não apenas lançou um livro — você marcou corações.






