Reunião de Encerramento de Gestão - Discurso do Presidente
A emoção já tomava conta do ambiente, mas ainda faltava o clímax da noite: o discurso de encerramento do presidente. Com serenidade, gratidão e orgulho, Horácio compartilhou palavras que inspiraram, emocionaram e nos uniram ainda mais. Ao concluir, foi aplaudido de pé, em um gesto unânime de reconhecimento e carinho.
DISCURSO DO PRESIDENTE
Caros Companheiros e Companheiras, ilustres visitantes,
Aprendi cedo na vida a lição de meu pai:
“Posicione-se mediante as promessas que Deus lhe fez.
Dê o primeiro passo, não fique esperando de braços cruzados.
Deus quer fazer grandes coisas, em sua vida e por meio dela.
Faça o que você nunca fez, para viver o que você nunca viveu.”
Ao ser admitido como associado do Rotary Club do Recife há 5 anos, já contava com as responsabilidades inerentes à condição de integrante do maior clube do Distrito 4500.
Segundo maior clube do Brasil, grande em todas as atuações: mais quantidade de associados, manutenção de uma escola de qualidade com quase 1.000 alunos; apoio a uma banda marcial muitas vezes premiada, aqui e alhures, apoio a atletas de futsal com um futuro promissor pela frente. Apoio essencial a nosso Abrigo Cristo Redentor, com mais de 100 idosos, com casa, comida, roupa lavada, medidas de saúde, apoio psicológico e espiritual.
Não bastasse isso, temos sido anos seguidos os maiores contribuintes distritais à Fundação Rotária.
Bem, o que eu não esperava, no momento da posse como integrante do apropriadamente denominado “Recifão” era ter a enorme responsabilidade de liderar a condução dos destinos deste gigante, tornando-me seu Presidente em tão pouco tempo.
Como nasci para desafios, agradeço aos companheiros pela confiança que depositaram em minha eleição.
Agradeço, notadamente, a valiosa colaboração que recebi de todos. Sem o envolvimento de todos vocês com nossa gestão, certamente não teríamos chegado aso resultados aguardados.
Nestes 12 meses, procurei dar o melhor de mim, buscando inspiração no lema da presidente Stephanie Urchick, para fazer com muita força, a “Magia do Rotary”.
E foram muitas as metas que coloquei para nosso Concelho Diretor.
Promover reuniões atrativas e movimentadas.
Nesse mister, conseguimos realizar 2 reuniões com mais de 130 presentes, além da reunião de aniversário do clube. Esta, embora mais fechada, ainda assim computou 100 pessoas presentes.
Além disso, em nossas plenárias tivemos palestras relevantes, a exemplo da conferência do Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, que trouxe a nossa plenária mais de 20 desembargadores; apresentação do novo hospital do Recife, o Memorial Star, e da situação do Memorial de Medicina, cujo imóvel reque urgência manutenção; história da pernambucaníssima cachaça; apresentação sobre a reforma tributária e sobre o aniversário da Confederação do Equador.
E, não podemos esquecer palestras competentes e histórias emocionantes de vida de vários companheiros deste clube.
Usar a força do Rotary Club do Recife como exemplo e estímulo para outras unidades rotárias, ampliando a imagem pública de nosso clube e de sua atuação.
Neste norte, foram 4 reuniões interclubes, quase todas organizadas por nós e realizadas no dia, horário e local de nossas plenárias, com grande número de participantes.
Apoio a juventude com estudo, exemplos e encaminhamento para a vida pessoal e profissional.
E foram dois RYLA, encontros de jovens super frequentados: o RYLACAMP II, com acampamento na Vila Militar da Aeronáutica e o RYLA da Escola Rotary do Alto do Pascoal. Além disto, nos RYLA e nas visitas à escola sempre aproveitamos para realizar palestras estimuladoras, levando os jovens a trabalhar para o amanhã e fazer fé em seu futuro.
Realizar ações sociais relevantes.
E aqui poderíamos citar: doação de violões para a Escola de Música Sol Maior, vitima de larápios; Entrega de grande quantidade de livros para a biblioteca da Escola Rotary do Alto do Pascoal; inúmeras doações em dinheiro e em itens a serem comercializados no bazar do abrigo; apoio financeiro e social ao CERVAC, importante projeto social cujo havia sido atingida por um incêndio; apoio ao Intercâmbio de Jovens.
Apoio a nossa obra social mais importante o Abrigo Cristo Redentor, aqui já referido, no qual o companheiro Manoel Jerônimo tem realizado um trabalho de mérito indiscutível.
Em nossa gestão foram intensificadas as gestões, com Manoel, para liberação do expressivo valor de R$ 900 mil, retido no Fundo Estadual do Idoso; a realização de vários melhoramentos demandados pelo imóvel; a aquisição de uma secadora de roupas com capacidade para 60kg; a conclusão do contrato com a Construtora Carrilho, que vai propiciar de 4 apartamentos suítes para receber pessoas de melhor poder aquisitivo; futura construção de um conjunto comercial com 28 lojas, cujos alugueis representarão uma importante receita para o abrigo; permuta de parte do terreno do abrigo por apartamentos que ali serão construídos. Essas providencias, já implantadas ou a futuro, garantirão receita para a permanência da instituição.
Crescimento do quadro associativo. Na busca de alcançar esta meta foram admitidos 21 novos rotarianos, a maioria de jovens que vão garantir a continuidade do Recifão.
E, olhem, ser presidente após a gestão de Marcos Berenguer foi um dos grandes desafios que já enfrentei, considerando o ano extremamente produtivo e feliz que tivemos com o presidente que me antecedeu. Espero tê-lo sucedido à altura, amigo Berenguer.
E com integrante do Conselho Diretor do próximo presidente Marcelo Pires, procurarei contribuir, onde me for possível, para o sucesso de sua gestão, uma certeza de todos nós.
No final, permita-me refletir como São Pedro:
COMBATI O BOM COMBATE, COMPLETEI A CARREIRA, GUARDEI A FÉ!
Muito obrigado a todos e, parafraseando o grande Baptistella, “que Deus nos ajude!”.
AGRADECIMENTOS
A você, querido presidente Horácio Mendonça, nossa mais profunda gratidão. Sua liderança foi luz, sua presença foi força, e seu legado permanecerá vivo em cada companheiro e cada ação deste clube. Obrigado por ter feito da gestão 2024/2025 uma verdadeira história de amor ao Rotary.
Postado em 30 de Junho de 2025 por Rotary Club do Recife