Leitos hospitalares para o Hospital Padre Zé em João Pessoa - PB

Leitos hospitalares para o Hospital Padre Zé em João Pessoa - PB

por Rotary Club de João Pessoa

Área de enfoque
Prevenção e tratamento de doenças

Introdução

Tratou-se de um projeto de Subsídios Equivalentes (Hoje chamado de Subsídios Globais) e teve como Parceiro Internacional o Rotary Club de Salinas na Califórnia - U.S.A.  (D 5230). Esse projeto foi registrado na Fundação Rotária como Projeto MG #63585 e teve como objetivo substituir todos os leitos hospitalares do Hospital Padre Zé, localizado em João Pessoa - PB. Trata-se de um hospital que atende pessoas necessitadas e que tem como lema ser o hospital que não rejeita pacientes.

Quem

O Hospital Padre Zé, como é conhecido na cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, é uma instituição filantrópica que recebe pacientes terminais carentes do Estado da Paraíba. Foi fundada em 25 de agosto de 1965 pelo padre José da Silva Coutinho, conhecido como “Padre Zé”. Padre Zé dedicou sua vida para servir as populações carentes da cidade de João Pessoa e outras cidades nas proximidades. Quando ele estava vivo, ele foi reconhecido como "O benfeitor dos pobres".
O hospital tem capacidade para receber 60 pacientes, em sua maioria doentes terminais e que foram rejeitados por outros hospitais públicos ou privados. Por este motivo, é conhecido como o hospital que nunca rejeita pacientes, independentemente da gravidade do seu estado, ou das condições financeiras. Assim, não é raro que sua ocupação seja superior a 100%, devido à demanda excessiva com uma variedade de diferentes patologias.
Antes de morrer em 11 de novembro de 1973, Padre Zé deixou instruções de que o hospital deveria servir principalmente aos pobres. No momento de sua morte, ele havia dedicado 37 anos para proteger os pobres e necessitados, não apenas com o hospital, mas também com uma escola de educação básica e ensino de profissões.
A maioria dos pacientes recebidos são homens e mulheres idosos, que não podem pagar e não teriam outra opção de ter um pouco de dignidade naquilo que poderiam ser seus últimos dias de vida.
Além da internação, o hospital também possui um ambulatório para atender a maioria das áreas médicas, tais como: ginecologia, cardiologia, pediatria, reumatologia e outras. Conta também com laboratório de análises clínicas, farmácia com medicamentos básicos, unidade de fisioterapia e assistência funeral. E tudo é feito de graça. Ninguém paga no Hospital Padre Zé.
A maioria dos trabalhadores do hospital são voluntários, mas alguns trabalham para o Estado e estão lá, o que é uma das únicas ajudas dadas pelo Estado para sustentar o trabalho do hospital.
Todos os anos, mais de mil pacientes são recebidos e tratados pelo Hospital Padre Zé. As pessoas necessitadas que compareceram costumavam dizer que “o Hospital Padre Zé nunca diz não”, e isso é verdade. Ninguém é recusado tratamento lá. E isso é conseguido principalmente com a ajuda (doações) dos moradores da cidade de João Pessoa e de algumas empresas da cidade. Muito pouco é dado pelo estado.


O quê

Havia uma necessidade urgente de substiutuição dos leitos hospitalares, os quais se encontravam e deplorável estado de conservação. Além disso, o Hopsital necessitava de alguns equipamentos básicos.


Onde

Hospital Padre Zé em João Pessoa, Estado da Paraíba.


Quando

O Projeto iniciou no ano rotário 2005/2006, sob a presidência da então companheira Sônia Maria Parício Porpino, passou pelo ano rotário 2006/2007 sob a presidência do então companheiro Luiz de Gonzaga Guimarães Correia (in memoriam) e foi concluído e implantado no ano rotário 2007/2008 sob a presidência da companheira Valquíria Rocha Lira Braga.

Pessoas Beneficiadas
1000



 

Localizar site dos clubes