Boletim 18 - Gestão 2024/2025
Postado em 31 de Outubro de 2024 por Rotary Club do Recife
Club do
Recife
Boletim 18 - Gestão 2024/2025
Postado em 31 de Outubro de 2024 por Rotary Club do Recife
Reconhecimento ao Companheiro Celso Baptistella
O presidente Horácio Mendonça, juntamente com o companheiro José de Miranda, realizou a entrega de dois certificados ao nosso estimado companheiro Celso Baptistella. Os certificados referem-se a: Certificado do Rotary International, reconhecendo o companheiro Baptistella como a 3ª maior contribuição individual para a Fundação Rotária da Região 29, no Ano Rotário 2023-24, com o valor de US$ 19.148,15. Certificado de Honra ao Mérito, em reconhecimento ao apoio e patrocínio significativo do RYLACAPM II, realizado na Associação Filantrópica e de Adaptação Militar (ASFAM), nos dias 24, 25 e 26 de agosto. Agradecimentos ao companheiro Celso Baptistella por sua dedicação e generosidade, fundamentais para o sucesso de nossas iniciativas e o fortalecimento da missão rotariana.
Postado em 30 de Outubro de 2024 por Rotary Club do Recife
Palestra “Pernambuco meu País – 200 anos da Confederação do Equador” – com a Dra. Tereza Duere.
A palestrante iniciou seu discurso com os cumprimentos de estilo e expressando sua gratidão pelo convite para estar presente numa reunião de Rotary. Discorrendo sobre o tema foram destaques: Uma preocupação relevante a respeito dos grandes marcos de Pernambuco que muitos ainda não conhecem essa rica história do nosso estado. Infelizmente, a grandeza de Pernambuco, muitas vezes, permanece desconhecida pelas novas gerações, incluindo netos e bisnetos de seus ilustres personagens históricos. A governadora Raquel Lyra tomou a iniciativa de criar uma comissão com a sociedade civil para estudar e divulgar os 200 anos da Confederação do Equador. O objetivo é resgatar esses aspectos importantes da nossa história, incluindo a inclusão do tema como matéria escolar. A Revolução do Equador, ocorrida entre julho e setembro de 1824, foi um movimento político que buscou implantar uma república federalista, tendo Pernambuco como epicentro, e envolveu também as províncias da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Este movimento representou uma das principais contestações à ordem centralizadora imposta pelo imperador Dom Pedro I, especialmente, após a outorga da primeira Constituição brasileira que, embora liberal, tinha um forte viés centralizador. As discordâncias culminaram na revolta em Pernambuco. A palestrante enfatizou a importância de figuras como Frei Joaquim do Amor Divino, conhecido como Frei Caneca. Nascido em 1779 na região do Recife. Frei Caneca se destacou como um intelectual e ativista político. Ele fundou o jornal Typhis Pernambuco, que circulou entre 1823 e 1824 e tornou-se um símbolo da luta pela liberdade, sendo considerado o maior mártir da Confederação do Equador após sua execução em 1825. A palestra sobre a Confederação do Equador foi uma experiência enriquecedora que nos deixou com vontade de nos aprofundar mais no assunto. Agradecemos a excelsa Dra. Tereza Duere pelo seu empenho excepcional e por nos proporcionar essa palestra tão instigante. Ao final, vários companheiros, encantados com a apresentação, tiveram a oportunidade de fazer perguntas, enriquecendo ainda mais o debate.
Postado em 30 de Outubro de 2024 por Rotary Club do Recife
Boletim 17 - Gestão 2024/2025
Postado em 24 de Outubro de 2024 por Rotary Club do Recife
Palestra: Meio Ambiente e Responsabilidade Social e Governança no Grupo JCPM - com Lucia Pontes Diretora de Relações Institucionais e Desenvolvimento Social.
Na Serra do Machado, Estado do Sergipe, onde tem sua origem e, hoje, atende 300 crianças, principalmente, à formação cidadã, alevanta-se, naquele logradouro, a vocação do empreendedor e mentor socioambiental. Destacou, a palestrante, o tripé em que se assenta o grupo: o social não visando apenas o lucro; ambiental, que tem que ser cuidado, pois o amanhã é hoje, considera, comprometendo-se com o mundo e a Governança, compreendendo a importância dos colaboradores para a empresa. Alia a esse enfoque o fato de o consumidor preocupar-se com o que a empresa faz pelo meio ambiente; as ações com impacto social sem perquirir o seu tamanho, além do exercício das práticas éticas com respeito aos colaboradores de qualquer nível em ambiente saudável e feliz. Listou, ainda os Pilares Corporativos: 1) Cultura ESG (gestão de resíduos, água, energia renovável, redução de gases...) 2) Diversidade e Inclusão (trilha do aprendizado e não discriminação) 3) Compromisso Social do Instituto (cuidar das pessoas em ambiente agradável e trabalho com jovens de 14 a 24 anos). O grupo espalha-se por Ceará, Pernambuco, Sergipe e Bahia e, em 2023, investiu 17,4 milhões, em recursos próprios, funcionando por meio dos Comitês: Operacional, Finanças, Auditoria, risco e compliance, Pessoal e Sustentabilidade. Anima-se, por fim, com a Fundação Pedro Paes Mendonça, fundada há 35 anos, voltada às pessoas e seus destinos. Agradecemos à palestrante Lúcia Pontes pela sua palestra brilhante e informativa, que nos proporcionou um aprendizado fascinante. Também expressamos nossa gratidão pela presença do senhor Jaime Queiroz.
Postado em 22 de Outubro de 2024 por Rotary Club do Recife
Interclubes
Um encontro magistral e espírito de companheirismo, o nosso evento interclubes, contando com a participação de três clubes: Rotary Club do Recife, Rotary Club do Recife - Boa Vista, Rotary Club do Recife – Brum. O presidente Horácio Mendonça, na abertura do evento, agradeceu cordialmente a todos os clubes por terem aceitado o convite e aos convidados presentes. Em seguida, a companheira Raphaela Pedrosa, associada do Rotary Club do Recife – Brum, conduziu a reflexão rotária. Após a reflexão, o companheiro José Otavio, vice presidente do Rotary Club do Recife - Boa Vista, representando todos os presidentes convidados, proferiu os agradecimentos. Em seguida, tivemos a excelente palestra sobre 'Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança', apresentada por Lúcia Pontes, Diretora de Relações Institucionais e Desenvolvimento Social do Grupo JCPM. Para finalizar, nosso evento interclubes, todos os presidentes dos clubes participantes tocaram o sino em conjunto, marcando o encerramento do Encontro. O Rotary Club do Recife agradece calorosamente a todos os clubes que se fizeram presentes e contribuíram para o sucesso desta destacada reunião de companheirismo e integração.
Postado em 22 de Outubro de 2024 por Rotary Club do Recife
História
Presidentes
Conselho Diretor
Comissões de Trabalho
Mensagem do Presidente
Associados
Intercambiados
Rotary International
Brazil Office
Contato
Política de Privacidade
Junte-se a líderes
Troque Ideias
Entre em Ação
Áreas de Enfoque
Objetivos
Visão
Missão
Valores
Nossos Princípios