Palestra “Memorial da Medicina: Ícone da Historiografia Média” – com o Dr. Luiz Barreto.
O médico e escritor Luiz Barreto, membro da Academia Pernambucana de Medicina, proferiu palestra, na reunião de quinta-feira última, abordando um tema de grande relevância: o estado em que se encontra o Memorial da Medicina. Essa edificação, tombada pela Fundarpe como Patrimônio Público de Pernambuco, foi a antiga Faculdade de Medicina do Recife, funcionando de 1927 a 1958.
Atualmente, o prédio, de propriedade da Universidade Federal de Pernambuco, abriga sete instituições culturais, incluindo a Academia Pernambucana de Medicina, a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores e o Museu da Medicina, que possui um acervo de 3.200 peças museais.
Infelizmente, a falta de manutenção por parte da Universidade Federal resultou em um acidente que comprometeu a estrutura do edifício, colocando em risco não apenas o acervo do Museu, mas também o patrimônio das demais instituições. O Memorial da Medicina encontra-se interditado.
Além dos rotarianos presentes, contamos com a participação do Prof. Hildo de Azevedo, presidente da Academia Pernambucana de Medicina, que também se pronunciou sobre o assunto. Estiveram ainda presentes a Sra. Mariluce Barreto, esposa do palestrante, Vilmar Mota, ex-rotariano do RC Caxangá, e a Sra. Edna Freitas, esposa do ex-companheiro Carlos Pires, recentemente falecido.
Após a apresentação, muitos membros do Rotary Club participaram dos debates ativamente, fazendo perguntas e demonstrando um grande interesse pelo tema em discursão.
Agradecemos ao Dr. Luiz Barreto pela sua valiosa contribuição e pela disponibilidade em compartilhar seu conhecimento, referente a esse patrimônio cultural.
Postado em 25 de Setembro de 2024 por Rotary Club do Recife