Club do
Recife

Mostrando todas as publicações do Clube

Palestra: A História da Cachaça - Com o empresário Eduardo Rezende Carvalheira

HISTÓRIA DA CACHAÇA   Exposição carregada de nacionalismo, a instituição da cachaça, datada de 1530, que se sabe e primeiro destilado no mundo tem, na Cachaçaria Carvalheira, por seu representante, a sua história genuinamente pernambucana.   Conta em sua narrativa que, com a extinta indústria da Barcadi (sediada no bairro do Pina, nesta cidade), ofereceram-lhe cinquenta mil barris em condições de reuso, então negociados, derivando, após conversa com cubanos, visitando o Recife, para a idealização desse empreendimento.   Descreveu que tudo da cana aproveita-se, até o bagaço que serve para o fogo. O caldo destilado concentra-se em três partes: Cabeça – tóxica (10%); Coração – aproveitado para a cachaça (80%) e a calda (10%) – usada como fertilizante e outro. Em segunda destilação, obtêm-se o álcool hidratado e, no último movimento, o álcool anidro.   As cachaças são envelhecidas em barris de carvalho, inclusive com versões saborizadas.   Registrou o preconceito ainda da cachaça sobre a mesa, em público, o que não ocorre com os puristas que apreciam sua marca preferida.  Por fim, anunciou a criação de um ambiente confortável para comemorações e salão de festas como extensão dos seus negócios.  Agradecimentos, ao palestrante Eduardo Rezende Carvalheira, por sua brilhante e informativa palestra sobre a História da Cachaça.  Sua apresentação nos proporcionou um fascinante aprendizado sobre essa importante bebida típica brasileira.

Postado em 26 de Agosto de 2024 por Rotary Club do Recife

Interclubes

Um encontro magistral e espírito de companheirismo, o nosso evento interclubes, contando com a participação de sete clubes: Rotary Club do Recife, Rotary Club do Recife - Boa Vista, Rotary Club do Recife - Brum, Rotary Club do Recife - Largo da Paz, Rotary Club do Recife - Leão do Norte, Rotary Club do Recife - Frei Caneca e Rotary Club Satélite do Recife - Criando Pontes. O presidente Horácio Mendonça na abertura do evento, agradeceu calorosamente a todos os clubes por terem aceitado o convite e aos convidados presentes. Em seguida, o companheiro Francisco Ferreira Rocha, associado do Rotary Club do Recife – Brum, conduziu nossa reflexão rotária com as seguintes palavras: “Unidos pelo ideal comum de servir e do companheirismo, numa integração interclubes dos companheiros do Rotary Club, peçamos a Deus que nos ilumine na Magia dos nossos projetos, de modo especial, aos mais carentes, para uma vida digna e realização como pessoa integrada no meio social. Assim Seja.” - Francisco Ferreira Rocha Após a reflexão, o companheiro Marcelo Guerra, presidente do Rotary Club do Recife - Boa Vista, representando todos os presidentes convidados, proferiu os agradecimentos.  Em seguida, foram realizadas as cerimônias de posse do novo associado e a entrega de Títulos Paul Harris do Rotary Club do Recife. A PALESTRA. Na sequência, o companheiro Leandro Araújo apresentou o palestrante do evento, Eduardo Resende Carvalheira. Agradecimentos, ao palestrante Eduardo Rezende Carvalheira, por sua brilhante e informativa palestra sobre a História da Cachaça. Sua apresentação nos proporcionou um fascinante aprendizado sobre essa importante bebida típica brasileira. Para finalizar nosso evento interclubes, todos os presidentes dos clubes participantes tocaram o sino em conjunto, marcando o encerramento do Encontro. O Rotary Club do Recife agradece calorosamente a todos os clubes que se fizeram presentes e contribuíram para o sucesso desta destacada reunião de companheirismo e integração.

Postado em 26 de Agosto de 2024 por Rotary Club do Recife

Palestra “Minha Vida na Bélgica” – com a intercambista Maxime Coste

A Nossa intercambista Inbounds, Máxime Coste, de 18 anos, originário de Tilff, perto de Liège, na Bélgica, realizou uma linda apresentação sobre sua vida em seu país de origem, suas perspectivas aqui no Brasil e seus planos para o próximo ano. A apresentação aconteceu no Rotary Club do Recife no dia 15.08. Máxime Coste compartilhou que, no seu país de origem, a Bélgica, o clima é marcado pelas quatro estações do ano, com verões chegando a 28 graus e invernos chegando a -5 graus. Ela mora com sua mãe, pai, uma irmã e um gato e, em seus momentos de lazer, gosta de jogar tênis, tocar piano, ler, desenhar, ouvir música e cozinhar. Para o próximo ano, Máxime planeja estudar engenharia agronômica na universidade, com foco em biologia, ecologia e meio ambiente. Após sua apresentação, várias perguntas foram feitas pelos nossos associados. O Rotary Club do Recife agradece a confiança depositada em nossa instituição e espera proporcionar a Máxime uma experiência inesquecível durante sua estadia entre nós.

Postado em 21 de Agosto de 2024 por Rotary Club do Recife

Palestra “CERVAC – Se for para dar amor que seja o ano inteiro” – com os Co-fundadores Sr. Marcos Ferreira e a Sra. Mauricéia Santiago.

Os cofundadores do CERVAC - Centro de Reabilitação e Valorização da Criança - apresentaram um inspirador relato sobre a missão e as atividades desta importante instituição. A MISSÃO do CERVAC é "Servir ao Pleno Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência". A organização surgiu a partir da iniciativa de três jovens da comunidade do Morro da Conceição, que realizaram uma pesquisa local e identificaram 64 crianças com deficiência na região. Com o apoio do Padre Reginaldo Veloso, o CERVAC foi criado para atender essa demanda. Atualmente, a estrutura organizacional do CERVAC conta com uma Coordenação Geral e Executiva, além de quatro programas principais: Programa de Atenção à Saúde Programa de Educação Inclusiva Programa Artístico Cultural Programa de Assistência Social O CERVAC atende hoje cerca de 300 pessoas com deficiência, desde a infância até a velhice. A instituição conta com 30 funcionários e dezenas de voluntários, funcionando de segunda a sexta, das 8h às 17h. O CERVAC é uma ONG (Organização Não Governamental) que conta com parcerias financeiras do KNH, da Secretaria de Saúde (SUS), de amigos colaboradores e de eventos. Além disso, mantém uma importante articulação com a Secretaria de Educação, CRAS, faculdades e universidades de Pernambuco e o Banco de Alimentos. Durante o atendimento aos grupos o CERVAC ainda oferece atividades complementares como hidroterapia, musicalização, práticas integrativas em saúde (PICS), passeios, eventos e acompanhamento nutricional. Infelizmente, a instituição passou recentemente por um incêndio e precisa de ajuda para se manter e continuar esse lindo trabalho.                                      PS.: O Rotary Club do Recife convida a todos para conhecer e apoiar o CERVAC.   Endereço: Rua Praça Morro da Conceição, 211, Morro da Conceição, Recife - PE Telefone: (81) 3268.8527 / 99819.5771 Instagram: @cervacpd Chave PIX CNPJ: 24566754000171  Ao final da palestra, a Banda Força Especial, ligada a esse Centro, executou excelente apresentação musical para os presentes.

Postado em 13 de Agosto de 2024 por Rotary Club do Recife

Reuniões Quintas-Feiras | 12:30
Av. Conselheiro Rosa e Silva,172 Cep: 52020-220